12 de jul. de 2011

Combatendo os pequenos males do Inverno...

pesquisa realizada por Stella Bittar
É HORA DE SE AQUECER
 E DE SE FORTALECER!

 
Muitos plantas medicinais e óleos essenciais podem nos ajudar a enfrentar o inverno agindo na energia vital do organismo e no nosso sistema respiratório. Podemos combater as gripes e resfriados de forma natural e segura.

A medicina caseira e popular, tão antiga e comum no Brasil, indica diversas ervas para combater esses males...todos nós já ouvimos falar ou já tomamos chás de alho, canela, eucalipto ou gengibre...A Aromaterapia clássica também sugere o uso de diversos óleos essenciais com a mesma finalidade.


No estanto, estudando e pesquisando o uso das plantas medicinais e dos óleos essenciais no Ocidente e fazendo as relações com a Medicina Tradicional Chinesa, achei importante diferenciar um pouco os tipos de gripes.

Para tipos de gripes diferentes, plantas diferentes...

Assim, levando em conta as particularidades de cada óleo essencial, proponho aqui, de forma simplificada,  indicações para os males do inverno, seguindo os conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa e  os princípios da Aromaterapia clássica:


Gripes caracterizadas por ausência de febre ou febre baixa, coriza aquosa ou congestão nasal, aversão ao frio, pouca ou nenhuma sudorese: utilizar óleos essenciais que aquecem e tonificam, como gengibre, tomilho, cedro, louro, canela, manjericão, hissopo, cravo, manjerona, pimenta-negra, alecrim, junípero, bergamota, mirra, de ação predominante yang, ou ainda sálvia, lavanda, melissa, cânfora, de ação yin-yang.
  
Gripes caracterizadas por febre alta, sudorese, dor de garganta, sede e dor de cabeça, muco espesso e amarelo: utilizar óleos essenciais de camomila, hortelã-pimenta, cajepute, eucalipto, olíbano, niaouli, limão, tea-tree, sândalo, cipreste, capim-limão, de ação predominante yin, ou ainda sálvia, lavanda, melissa, cânfora de ação yin-yang.

 AROMATERAPIA EM CASA

Inalação: Escolher até 3 tipos de óleos essenciais. Colocar 2 gotas de cada em uma tigela de água fervente. Cobrir a cabeça com uma toalha e permanecer por 20 minutos inalando o vapor.

Massagens/fricções no tórax e região superior das costas: diluir em um pouco (20ml) de óleo vegetal de base (semente-de-uva, amêndoas ou outro)  a mesma quantidade de óleos essenciais acima.

*Procure um Aromaterapeuta para outros tratamentos específicos. 
*As indicações terapêuticas deste Blog não substituem tratamento médico.

Conheça mais as particularidades terapêuticas e curiosidades do GENGIBRE...nosso Eleito do Inverno,  na Postagem que segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário