7 de out. de 2011

O nobre Óleo essencial de Rosas

Pesquisa realizada por Stella Bittar

ROSA DAMASCENA (flores cor-de-rosa)   
ROSA CENTIFOLIA (flores brancas, rosa pálido) 
Rose (fr), Rose, (ing), Rosa (it)
"The Rose was born, says Anacreon, from the foam of the sea at the same time as Aphrodite. When the waves deposited the goddess of love on the shore, they also brought the seeds of the most beautiful of the flowers: “Perfum for the Gods, fascination for mortal beings, a precious ornament for the Graces in the flowering season of love”, the Rose was and remains the symbol of love and perfect beauty".(Portraits in Oils – Philippe Mailhebiau)


CARACTERÍSTICAS: Pertencendo à Família das Rosáceas a extração do óleo essencial é feita por destilação a vapor das pétalas frescas. O óleo é obtido principalmente na França (a Centifolia, em Grasse, capital mundial da Perfumaria), Marrocos, Turquia e Bulgária (a Damascena).

MITOS E USO ATRAVÉS DA HISTÓRIA: 
A Rainha das Flores está presente na maior parte das religiões, rituais sagrados, da Índia ao Cristianismo, no Império Romano, na Grécia Antiga.
Na Mitologia Grega, Afrodite teria pisado num espinho de rosa e o sangue escorrido teria transformado a rosa, originalmente branca, em uma rosa vermelha....
Para os Romanos, a Rosa era símbolo da fertilidade e prosperidade e, no plano espiritual, da harmonia e equilíbrio.
A  Rosa também teria sido a primeira flor a ser cultivada e teria nascido do sangue de Adônis e de Vênus ou ainda, para os Muçulmanos, do suor de Mahomet...
Na Alquimia a Rosa representa o amor místico ou divino
Sua grande beleza e sua fragilidade simbolizam a vida e seu caráter efêmero. Representa também o Cálice Divino,  a plenitude espiritual, o conhecimento, objetivo daqueles que estão em busca da verdade.

Descobrimos já seu uso na Grécia Antiga, onde as mulheres friccionavam o corpo com pó de pétalas de rosas após o banho e faziam cintilar os cílios com a essência.
Paracelso já preconizava no séc XVI a Rosa para os problemas cardíacos, palpitações e humores alterados seguindo a Lei das Assinaturas.
As infusões e compressas de pétalas de rosas foram por muito tempo preconizadas na Europa do séc XIX nos casos de dispepsias, dor de garganta, doenças da pele e dos olhos.

PROPRIEDADES: anti-séptico, anti-inflamatório, anti-depressivo, adstringente, sedativo, cicatrizante, emenagogo, afrodisíaco, depurativo, hemostático, anti-espasmódico, digestivo, tônico do aparelho cardio-circulatório e digestivo, laxante suave, anti-séptico, refrescante.

Ação energética na Medicina Tradicional Chinesa: Yin - reduz o excesso de Calor e atua principalmente nos Meridianos do Coração, Fígado, Baço-Pâncreas, Rim. Ação profundamente equilibradora do Shen.


INDICAÇÕES  TERAPÊUTICAS: Alterações do sistema nervoso, cefaléias, stress, insônia, palpitações; frigidez, ausência de libido, esterilidade, problemas menstruais: regulariza os ciclos, age nos casos de dismenorréia (cólicas menstruais) e menorragia (menstruação excessiva); suaviza os sintomas da TPM e da Menopausa; leucorréia, distúrbios genito-urinários; amigdalites e dores de garganta, estomatite, gengivite; insuficiência circulatória, congestão hepática, constipação.

AROMATERAPIA ESTÉTICA: Profunda ação contra rugas e envelhecimento cutâneo sendo um excelente tônico. Revitaliza peles secas e maduras.
  • Pode-se misturar o óleo de Rosas com óleos essenciais de Gerânio, Sândalo, Pau-Rosa em creme base ou óleo vegetal (jojoba, damasco, prímula, amêndoas...) obtendo-se um Blend facial anti-rugas riquíssimo. 1 ou 2 gotinhas de cada óleo para 10ml de base é o suficiente nas massagens faciais.

PSICOAROMATERAPIA: Suaviza os humores coléricos, apazigua e acalma nos casos de dor e sofrimento. Grande auxiliar nos casos de depressão, apatia e na depressão pós-parto.
  • Diluir em óleo vegetal algumas gotas do OE de Rosas  (misturando-o a outros OEs como Sálvia, Bergamota, Gerânio, Grapefruit, Camomila numa base de Óleo Vegetal) e fazer fricções diárias no tórax. 20 gotas de 3 tipos de OEs no total para 30 ml de Ó.Vegetal está de bom tamanho.
A utilização do Spray aromático com os mesmos óleos é bastante aconselhada também.

 Ao meu ver, o óleo de Rosas  carrega  marca energética profundamente feminina. Auxilia a mulher a entender e despertar sua feminilidade profunda, beleza e conhecimento ancestrais.  Ele a ajuda a retomar contato com o próprio corpo e com sua sensibilidade. Cicatriza a dor da perda ou da separação. Estimula a intuição feminina e o diálogo com a alma. 
Costumo dizer às minhas pacientes que o "óleo de rosas não é para meninas mas sim para grande mulheres..."

SE NÃO POSSUI O ÓLEO USE AS PÉTALAS!!!
 
Infusão  das  pétalas: 40 a 50 g em 1 L de água fervente. Abafar por 10 minutos.
Distúrbios gástricos: Beber 3 xícaras ao dia.
Conjuntivite: compressas frias
Cuidados da pele, cravos e espinhas, pequenos machucados, queimaduras de sol: compressas ou limpeza com um chumaço de algodão

Antiga receita francesa para dores de garganta a inflamação das mucosas, o Miel Rosat:
Ferver por 10 minutos 20 g de pétalas de rosas em 100 g de mel. Tomar uma colher de chá ao dia.

Vinagre de Rosas:
Preencher um bocal de vidro (escuro) com pétalas de rosas e completar com vinagre de vinho branco. Deixe descansar por 21 dias. Fazer gargarejos diluindo um colher de café do vinagre em 1 xícara de água morna.

ATENÇÃO:
  • Tenha certeza da procedência ao comprar as rosas para as receitas caseiras – devem ser absolutament livres de pesticidas!
  • São necessárias em torno de 4 toneladas de pétalas de rosas para se obter 1 kg do óleo essencial,  por isso seu preço é extremamente elevado. Caso você encontre óleo essencial de Rosas a um preço modesto, desconfie! Em regra geral, quando é de boa procedência, ele vem diluído em Óleo de Jojoba nas lojas e distribuidores especializados, o que o torna mais acessível...
  • Gestantes devem abster-se do uso do Óleo Essencial de Rosas - ele estimula as contrações uterinas. 
  • As indicações acima não substituem tratamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário