26 de mar. de 2014

HORTELÃ
 BEM-ESTAR, FRESCOR E ÂNIMO!
pesquisa Stella F. Bittar
Mentha arvensis, Mentha spicata, Mentha piperita, Mentha pulegium, Mentha sylvestris, etc...

Na mitologia, Menta era uma pobre ninfa amada de Plutão, Deus do Inferno, cuja esposa a assassinou por ciúmes. Plutão transformou-na numa planta graciosa, que, recordando de seu amor, exala seu perfume intenso e balsâmico. Sendo extraída do Inferno, atribuíram-lhe o poder de vencer o mal.


Já conhecida dos Egípcios e muito empregada pelos médicos gregos a hortelã é hoje comum na culinária, principalmente mediterrânea, porém suas riquíssimas propriedades terapêuticas são pouco conhecidas, veja só: digestiva, antiespasmódica, anti-séptica, bactericida, fungicida, descongestionante, febrífuga, antinevrálgica, analgésica, adstringente, expectorante, anti-inflamatória. Auxilia funções hepáticas, é tônico do sistema nervoso, inseticida e repelente de insetos, refrescante. 

Através da infusão de suas folhas ou ainda da utilização adequada de seu óleo essencial, podemos combater: dores de cabeça de origem digestiva, náuseas, problemas digestivos diversos, vômitos, cólicas e flatulências, insuficiência hepática,  cistites, pancreatites, prostatites,  nevralgia, dores musculares,  febre, gripe, bronquite, tosse, sinusite, gengivites e dores de dente, menstruação insuficiente, cansaço, depressão, esgotamento mental, vertigem, sonolência. 
Usado externamente, massagens com preparos a base de hortelã aliviam a dor do seio causada pelo leite congestionado e internamente, seu chá desestimula a produção de leite.





Seu óleo essencial é muito utilizado na fabricação de cosméticos naturais e produtos de higiene como sabonetes, cremes dentais e de barbear por seu poder anti-séptico, bactericida, fungicida e por seu frescor e aroma naturais!!!







PSICOAROMATERAPIA: a Menta descongestiona a mente, clareia os pensamento e é grande auxiliar para as pessoas hipersensíveis e tímidas –  traz a voz e o verbo.

AÇÃO ENERGÉTICA (Medicina Tradicional Chinesa): tonifica o Qi e atua sobre os Canais do Fígado, Estômago, Coração, Pulmão.





BOTÂNICA ANTIGA:  nos faz esquecer o mal, nos reconcilia com a vida e afasta o pensamento da morte.

 " A pessoa que sofre da cabeça até ficar louca deverá cozinhar a menta no vinho. Colocará em seguida as folhas quentes em volta da cabeça cobrindo com um pano. A loucura diminuirá.

Hildegarde de Bingen séc XII









Atenção:
Seu óleo essencial pode ser irritante para pele. Consulte um Aromaterapeuta.
Não utilize junto a remédios homeopáticos.
Não utilizar na gravidez.
As indicações acima não substituem tratamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário