5 de ago. de 2014

ALECRIM 
Rosmarinus officinalis
alecrim-de-cheiro, alecrim-de-jardim, erva-coroada, rosmarinho
Pesquisa realizada por Stella Bittar
Indicações:
dores de cabeça, palpitações de origem nervosa, pressão baixa, problemas hepáticos, gota, má digestão, colite, diarréia, dispepsia, dores reumáticas e musculares, gripe ou tosse, dismenorréia, hipercolesterolemia (normaliza o índice de colesterol), afecções da pele (acne, seborréia, caspa), queda de cabelo, caspa, piolhos, impotência e frigidez, vertigens, desmaios; em casos de perda ou redução da função nervosa – apatia, paralisia, desmaios, perda da fala, da memória...

Curiosidades da Botânica antiga:
Originário da região Mediterrânea, seu nome, do latim rosmarinus = orvalho do mar, frescor do mar, era utilizado na Europa para afugentar espíritos malignos ou como incenso em cerimônias religiosas, para purificar o ar e prevenir infecções em fumigações. 
Símbolo de fidelidade, era usado nas grinaldas nos casamentos, simbolizando a estabilidade entre os amantes. Na Grécia antiga, os estudantes usavam coroas de alecrim para lhes ajudar no aprendizado e na memória. Durante a Peste, era queimado para purificar o ar (em fumigações) ou as pessoas usavam saquinhos com a planta em torno do pescoço para afastar a doença. Diz também a lenda que "a planta só fica viçosa quando é a mulher quem manda na casa..."

Psicoaromaterapia:estimula e tonifica a energia. em casos de estresse, fraquezas física e psicológica, depressão. Pode-se diluir algumas gotinhas  do óleo essencial em óleo vegetal (amêndoas por exemplo) e aplicar em massagens ou ainda 5 a 6 gotinhas no mel, colocar na banheira para banhos mornos relaxantes de, no máximo, 20 minutos. Na forma de spray de ambiente é muito eficaz durante o dia no trabalho para estimular a concentração e diminuir o cansaço mental.
Ação energética: Yang tonificação geral do Qi (medicina tradicional chinesa) ação principal nos Canais do Coração, Pericárdio, Fígado, Vesícula Biliar (ver quimiotipo* e dosagem).

Se você não possui o Óleo Essencial – Use a planta!

Dor de cabeça de origem digestiva: Infusão de 2 xícaras de chá de água fervente e 1 colherzinha de café de folhas. Abafar por 10 minutos e coar. Tomar 1 xícara de chá antes ou após as principais refeições. Deve ser uma infusão clara.

Uso externo
Dores reumáticas e contusões: Maceração por 8 dias de 1 xícara de café das folhas em 1 xícara de chá de álcool a 70 %. Coar em um pano. Friccionar a tintura no local afetado.
Dores reumáticas, cansaço físico ou mental: Banho de imersão do infuso diluído na água da banheira. Não ultrapassar 15 minutos de imersão e não fazer à noite.
Fortalecimento do couro cabeludo: Fazer fricções do infuso no couro cabeludo e, em seguida, enxaguar os cabelos.
Cicatrização de feridas: Aplicar compressas frias do infuso nos locais afetados.

OUTROS USOS
Uso culinário: Muito utilizado na culinária mediterrânea, nos temperos de carne de carneiro, caça, porco, aves e peixes. Diferente de outras ervas como orégano, manjericão ou manjerona, o alecrim deve ser colocado no início do cozimento e retirado antes de servir.  Pode ser acrescentado na água de cozimento das lentilhas. Usa-se com sucesso também em batatas e omeletes. Mistura-se muito bem ao tomilho.

Azeite de alecrim: 4 raminhos de alecrim num recipiente de 0,5 litro de azeite. Pode-se acrescentar 1 dente de alho descascado ou grãos de pimenta. Deixar macerar por 15 dias em local escuro e fresco.



EM CASA: Espalhe ramos de alecrim nos armários para afugentar insetos. 

ATENÇÃO: Não deve ser utilizado por pessoas hipertensas ou epiléticas. Evitar o uso na gravidez, em caso de febre ou junto a medicamentos homeopáticos. Procure um Aromaterapeuta para outras informações de uso.
As indicações acima não substituem tratamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário