24 de mai. de 2013


OUTRAS MARAVILHAS DA AMAZÔNIA

Pesquisa realizada por Stella F. Bittar

Na Postagem anterior já descobriram os Óleos de Açaí, Copaíba e Andiroba. Hoje nos aprofundamos em outras riquezas: o Cupuaçu e o Babaçu!!!! Aproveitem!!!!



MANTEIGA DE CUPUAÇU 
Theobroma grandiflorum: Região Amazônica. Produzida das sementes do Cupuaçuzeiro, parente do Cacaueiro, árvore que pode chegar até 15m de altura.





Uso na Cosmetologia: Por ser uma manteiga natural riquíssima em ácidos graxos, é muito hidratante, possibilitando a recuperação da umidade natural da pele aumentando consideravelmente sua elasticidade. Age sobre o tecido cutâneo, formando um filme protetor que impede a evaporação da água. Ótimo nas loções pós-sol, de fácil absorção, excelente para pele e cabelos ressecados ou muito desvitalizados.






Outras curiosidades bacanas: A ação terapêutica de sua polpa é surpreendente: contém cálcio, ferro, vitaminas A, B e C, beneficia o sistema imunológico e ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol ruim. Além disso, para nosso prazer, é muito utilizada na fabricação de geléias, doces, sorvetes, sucos, licores. 










ÓLEO DE BABAÇU 

Orbignya phalerata: Região Amazônica, Maranhão, Piauí, Bahia. O óleo de babaçu é extraído das sementes comestíveis (“amêndoas”) de uma palmeira que pode atingir até 20 m de altura.













Uso na Cosmetologia: É rico em vit. F, ácidos linoléico (ômega 6) e oléico (ômega 9). Combate o envelhecimento cutâneo, é excelente nos preparos cosméticos faciais e corporais para peles maduras,  desvitalizadas, descamadas ou sensíveis. É um ótimo emoliente natural e favorece o deslizamento dos cremes para massagem em substituição aos silicones sintéticos. Promove brilho, sedosidade e maciez aos cabelos. Ótimo ingrediente para a fabricação de sabonetes, sabões, xampus.






Outras curiosidades bacanas: Substitui o óleo de soja, girassol ou de milho na culinária. O leite de sua amêndoa é base alimentícia em populações do Norte do Brasil, com propriedades nutritivas idênticas às do leite materno e é também um tempero comum nos pratos de peixes ou carnes. A farinha, utilizada na medicina popular, é anti-inflamatória, analgésica e rica em fibras, combatendo prisão de ventre e colites. 




A casca do côco é usada como combustível, as folhas da árvore na cobertura das casas, fabricação de cestos, esteiras, bijuterias, acessórios etc. É cultura de subsistência de quase 300.000 famílias só no Maranhão.







Até a próxima !!!  E lembrem-se:





OPTAR PELO ORGÂNICO É OPTAR PELA SUSTENTABILIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário